A Teoria Cognitiva foi desenvolvida pelo suíço Jean Piaget (1896 – 1980).
Os princípios que foram base
para o trabalho de Piaget são conhecidos
como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram idéias originais.
Piaget tomou esse conceito pré - existente e o aplicou sabiamente ao
desenvolvimento da inteligência dos indivíduos
à medida que amadurecem, da infância até a vida adulta, baseado em sua própria
conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento
“total” do organismo.
A teoria de Piaget sobre o
desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e
comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e
ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios
na mesma seqüência, porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações
dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em
que o individuo esta inserido.
Importante salientar a
definição de aprendizagem
na concepção de Piaget. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas
palavras: aprendizagem e desenvolvimento.
A aprendizagem faz referência
a uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma
ordenada (sistematizada) ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de
fato. Responsável, portanto pela formação do conhecimento.
Para Piaget, a aprendizagem se
dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.
O desenvolvimento passa pelos
seguintes estágios de desenvolvimento de acordo com Piaget:
- Sensorial-motor (0 - 2 anos)
Ao nascer, o bebe tem padrões inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificações e o desenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interação desses padrões inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O bebê então começa a construir esquemas para assimilar o ambiente.
Ao nascer, o bebe tem padrões inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificações e o desenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interação desses padrões inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O bebê então começa a construir esquemas para assimilar o ambiente.
Nesse estágio, seu
conhecimento é privado e não tocado pela experiência de outras pessoas (o mundo
é ele).
- Pré-operações (2 – 7 anos)
O período pré – operatório abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos)
O período pré – operatório abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: o da Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos)
- Operações concretas (7 - 11
anos)
O individuo consolida as conservações de número, substancia, volume e peso. Desenvolve também noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade. Organiza então o mundo de maneira lógica e operatória. É capaz de estabelecer compromissos, compreende as regras podendo ser fiel a elas.
O individuo consolida as conservações de número, substancia, volume e peso. Desenvolve também noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade. Organiza então o mundo de maneira lógica e operatória. É capaz de estabelecer compromissos, compreende as regras podendo ser fiel a elas.
- Operações formais (11 – 13 anos)
No período formal as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Enfim, é a “abertura para todos os possíveis”.
No período formal as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Enfim, é a “abertura para todos os possíveis”.
A contribuição de Jean Piaget
é inegável, até para aqueles que consideram a Teoria Cognitiva insuficiente
para explicar como o desenvolvimento e a aprendizagem acontecem.
Bibliografia: