sexta-feira, 17 de abril de 2020

19 DE ABRIL - DIA DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA

Olá, tudo bem?

Dia 19 de abril comemoramos o dia "do índio". Eu particularmente não gosto deste termo e tenho aprendido que este termo não é o mais adequado para se utilizar. Utilizo o termo "dia da valorização da cultura indígena".

Você pode me questionar: Mas sempre utilizamos esse termo! - Sim, sempre, porém eu me nego a perpetuar uma terminologia errada, porque "sempre foi assim" e me permito me adequar ao que é correto e adequado e o que não causa constrangimento.

Mas do que atividades lúdicas sobre a cultura indígena, devemos implantar em nossos alunos o sentimento de respeito e valorização deste povo, que sim são os verdadeiros e primeiros donos dessa terra chamada Brasil, que foram e estão perdendo pouco a pouco o direito sobre a terra e o direito de exercer sua cultura e religiosidade por conta da influência de outros povos, que ainda acham que os indígenas não acrescentam para a economia do país e são um atraso para o desenvolvimento do agronegócio.

Deixo aqui alguns slides para utilização em aulas online. Esses slides são informativos a respeito da cultura indígena. Logo mais, teremos atividades mais lúdicas e também a continuação do meu posicionamento frente a desvalorização indígena no Brasil.

Gostaria muito da sua participação neste post. Qual sua opinião sobre este assunto?
































Deixei ao lado do arquivo a fonte desta atividade. Pode compartilhar à vontade, porém conto com vocês para que não reproduzam sem os devidos créditos, Lei nº 9.610/98 - Lei de direitos autorais.

Gostou deste post, atividade ou recurso? Siga a página e compartilhe o Link: http://franfaustino.blogspot.com  e ajude outros professores a conhecerem meu trabalho.
Vamos compartilhar conhecimento!!

Beijos,

Fran Faustino 💜💜

Nenhum comentário:

Postar um comentário