quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

DINÂMICA TANGRAM PARA A REUNIÃO DE PAIS

Olá, tudo bem?

Diante do sucesso que a postagem da dinâmica que utilizei ontem na reunião de pais da minha escola teve no Instagram, resolvi postar aqui para quem quiser utilizar.

A imagem abaixo foi impressa em sulfite e colada em papel cartão. Depois, passeio papel adesivo transparente para uma melhor durabilidade. Coloquei cada tangram recortado em um saquinho e prendi com uma etiqueta redonda para prender.

Como realizei a dinâmica:

Primeiro, expliquei o que era um tangram, como ele era utilizado em sala e quais habilidades ele desenvolve no aluno. Após, entreguei um saquinho com as peças dentro para cada família e deixei eles tentarem montar sozinhos.
Muitos sentiram dificuldade, então coloquei no quadro um pronto, sem recortar e dei mais uns minutinhos para eles montarem. Depois de montado, eu pedi para que eles observassem as palavras dentro de cada parte do tangram, e fui dialogando uma a uma.

Explicação do Tangram

Denominei para os pais, que todo o Tangram montado representava o desenvolvimento pleno cognitivo, social e emocional do aluno. Depois, fui explicando todas as partes:

Família: A família possui um dos triângulos maiores, pois é papel da família acompanhar, supervisionar, orientar e auxiliar os alunos nas tarefas, trabalhos escolares e atividades propostas pela escola, além de participar sempre, das reuniões de pais e quando solicitado;

Escola: A escola, que abrange o professor, diretor e supervisor, tem a função de promover a construção do conhecimento, favorecer situações de aprendizagem dentro e fora da escola, além de assegurar uma sala de aula limpa, confortável, alimentação de qualidade e um ambiente agradável para o aluno;

Aluno: É o sujeito da aprendizagem, porém, como sujeito também possui responsabilidade pela sua aprendizagem, devendo se dispor a favorecer as situações de aprendizagem (indo a escola, participando das atividades, não atrapalhando os alunos, colaborando com a professora e os alunos);

Amor: é preciso que o aluno tenha amor pela educação e que os pais demonstrem esse sentimento pelos filhos, os professores pelos alunos, sempre elogiando, motivando e falando palavras positivas para eles;

Compromisso: O compromisso está ligado a responsabilidade da família, da escola e do aluno: compromisso de se dedicar aos estudos, realizando as atividades em sala e em casa, de ser frequente às aulas, se comprometendo sempre a dar o seu melhor!

Respeito: Respeito é fundamental em tudo e eu em especial, pedi aos pais que agisse com respeito para com a professora, no caso eu, rsrs. Disse aos pais, que caso não concorde com algo que o professor faça, alguma tarefa ou atividade para casa, não denigra a imagem do professor na frente do seu filho, marque um horário e converse com ele, pois professor também erra e as vezes tudo pode não passar de um mal entendido;

Confiança: O aluno precisa se sentir confiante, assim como a família e a professora. O aluno precisa ter confiança na professora, saber que ela é uma amiga, que gosta dele. Demonstrar esse sentimento é muito importante para seus alunos. A família precisa confiar no profissionalismo do professor e na capacidade do seu filho, demonstrando com atitudes e palavras positivas para seu desenvolvimento emocional. E a professora, que se sente muito mais segura, quando percebe que a família contribui, auxilia e confia no seu profissionalismo.

Enfim, é isso gente!  Foi assim que conduzi a minha primeira reunião de pais e essa dinâmica foi muito importante, pois me ajudou a sensibilizá-los para olhar para escola e para seus filhos de uma maneira diferente.

Espero que tenham gostado e se forem utilizar, me marquem no facebook : @pedagogafranfaustino ou no instagram: @pedagoga_fran_faustino.

Ou me enviem fotos dos trabalhos e reuniões com essa atividade no email: pedagogafranfaustino@gmail.com

Ficarei muito feliz! :)




Deixei no arquivo a fonte desta atividade. Pode compartilhar à vontade, porém conto com vocês para que não reproduzam sem os devidos créditos, Lei nº 9.610/98 - Lei de direitos autorais.

Gostou deste post, atividade ou recurso? Siga a página, compartilhe o Link: http://franfaustino.blogspot.com  e ajude outros professores a conhecerem meu trabalho.
Vamos compartilhar conhecimento!!

Beijos,

Fran Faustino 💜💜




9 comentários:

  1. Adorei sua dinâmica.
    Gostaria muito de poder compartilhar sua ideia.
    Vc pode me enviar os moldes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia! Fico feliz que tenha gostado!
      Clique na imagem e faça download.
      Utilize e compartilhe à vontade, porém não esqueça de mencionar este blog.
      Sucesso para você!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei sua dinâmica.
    Gostaria muito de poder compartilhar sua ideia.
    Vc pode me enviar os moldes ?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei a ideia, pois é tudo que eu precisava para esse ano que se inicia.

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia...já imprimi meus tangrans para fazer a dinâmica.

    ResponderExcluir
  5. Uma excelente sugestão para reunião de pais. Parabéns, amei

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante sua idéia, posso utilizar, para minha reunião de pais que ocorrerá no dia 09/05/2020.

    ResponderExcluir